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Um novo despertar para teshuvá! de Feliciano Tavares da Silva Neto feleco - Sunday, 6 de September de 2009, 06:39 | |
Encontrei no meio dos meus "backups" um texto bem antigo, elaborado em 2003 / 2004 (utilizando como fonte textos de grupos judaicos). Na época o contexto era desentoxicar judeus que estavam "cristianizados". Ainda é necessário dar uma corrigida no português e Espanhol para melhorar o texto. Espero que possa ser útil. Analisando Isaías 7:14
Prezado leitor, esse estudo que estaremos apresentando não tem por objetivo destruir tuas convicções, mas apresentar os fatos históricos e um posicionamento frente aos acontecimentos. Vemos que o cristianismo (sem querer criticar) diz que centenas de profecias se cumpriram na vida de Jesus, de forma que se torna impossível serem coincidências. Convido o leitor a refletir se por acaso todas essas profecias foram reais, ou seja, examinar se foram construídas e/ou "forçadas" depois dos fatos, para assegurar credibilidade sendo produto de interpretação cuidadosa e particular. Nesse estudo será analisada a passagem bíblica de Isaías 7:14 dentro do CONTEXTO, mas antes vejamos o "suposto" cumprimento profético em Mateus 1:22-23. "Ora, tudo isso aconteceu para que se cumprisse o que fora dito da parte do Senhor pelo profeta: Eis que a virgem conceberá e dará à luz um filho, o qual será chamado EMANUEL, que traduzido é: Deus conosco". Os cristãos acreditam que o Profeta Isaias descreveu (profetizou) a concepção milagrosa de Jesus, setecentos anos antes de seu nascimento. Se o leitor for um cristão saberá do que estou dizendo e repito que não tenho intenção alguma de ofender e criticar ninguém, quero apresentar fatos históricos para que o leitor sincero analise e tire suas conclusões. Veja abaixo um comentário cristão sobre o assunto em questão: "Isaías foi um profeta que transmitiu algumas dessas lindas e preciosas promessas de libertação. Ele escreveu: Eis que a virgem conceberá e dará a luz a um filho e lhe chamarão Emanuel. Isaías 7:14 - O nascimento virginal de Jesus nesta terra, não tinha outro significado a não ser Deus, assumindo a forma humana para estar conosco." Será que Ieshaiah haNavi (Profeta Isaías) estava se referindo a um acontecimento futuro ? Para o leitor saber se é isso mesmo faz-se necessário que se explique primeiro, a ocasião em que as palavras foram pronunciadas por Isaías, do quê ele estava falando e profetizando, em qual época, com quem falava, e o quê exatamente falou. Para entendermos precisamos nos atentar para o contexto e para isso serão analisados os Capítulos 7 e 8 de Isaías. Em nossa primeira análise vejamos Isaias 7: 1-16: 1 Sucedeu, pois, nos dias de Acaz, filho de Jotão, filho de Uzias, rei de Judá, que Rezim, rei da Síria, e Peca, filho de Remalias, rei de Israel, subiram a Jerusalém, para pelejarem contra ela, mas não a puderam conquistar. 2 Quando deram aviso à casa de Davi, dizendo: A Síria fez aliança com Efraim; ficou agitado o coração de Acaz, e o coração do seu povo, como se agitam as árvores do bosque à força do vento. 3 Então disse o Eterno a Isaías: saí agora, tu e teu filho Shear Yashuv, ao encontro de Acaz, ao fim do aqueduto da piscina superior, na estrada do campo do lavandeiro, 4 e dize-lhe: Acautela-te e aquieta-te; não temas, nem te desfaleça o coração por causa destes dois pedaços de tições fumegantes; por causa do ardor da ira de Rezim e da Síria, e do filho de Remalias. 5 Porquanto a Síria maquinou o mal contra ti, com Efraim e com o filho de Remalias, dizendo: 6 Subamos contra Judá, e amedrontemo-lo, e demos sobre ele, tomando-o para nós, e façamos reinar no meio dele o filho de Tabeel. 7 Assim diz o Eterno Deus: Isto não subsistirá, nem tampouco acontecerá. 8 Pois a cabeça da Síria é Damasco, e o cabeça de Damasco é Rezim; e dentro de sessenta e cinco anos Efraim será quebrantado, e deixará de ser povo. (a referência era a partir da profecia de Amós 1:1 onde o Eterno já havia predito a queda, e após 65 anos o reino norte foi levado cativo) 9 Entretanto a cabeça de Efraim será Samária, e o cabeça de Samária o filho de Remalias; se não o crerdes, certamente não podereis ser creditados. 10 De novo falou o Eterno com Acaz, dizendo: 11 Pede para ti ao Eterno teu Deus um sinal; pede-o ou em baixo nas profundezas ou em cima nas alturas. 12 Acaz, porém, respondeu: Não o pedirei nem porei à prova o Eterno. 13 Então disse Isaías: Ouvi agora, ó casa de Davi: Pouco vos é afadigardes os homens, que ainda afadigareis também ao meu Deus? 14 Entretanto, o ETERNO por SI MESMO vos dará um SINAL. Eis ! Uma jovem (ha'almah) conceberá, e dará à luz a um filho , e ela chamará seu nome Imanuel. 15 Manteiga e mel comerá, quando ele souber rejeitar o mal e escolher o bem. 16 Pois antes que o menino saiba rejeitar o mal e escolher o bem, será desolada a terra dos dois reis perante os quais tu tremes de medo.
Provavelmente o leitor esteja estranhando no verso 14 o termo "uma jovem" em contraste com "virgem" como foi traduzida nas bíblias cristãs. Será deixada apenas uma observação, pois ao final do estudo o prezado leitor poderá tirar suas conclusões sobre a tradução. Vejamos: A palavra hebraica que se encontra no verso 14 é "Almah" e possui duas características: 1) É uma mulher jovem, donzela. 2) É uma virgem que nunca teve relações sexuais Essa palavra não significa exclusivamente "Virgem" como foi visto, pode-se também significar uma "donzela", "jovem". No hebraico a palavra que significa exclusivamente "virgem" é "Betuláh". Voltando análise do texto do nosso estudo, vemos que o cenário era de uma guerra onde a Síria e Efraim(Israel) subiram para pelejar contra Judá. (v.1). Isaías e seu filho (Shear Yashuv que significa Um Remanescente Voltará) vão ao encontro de Acaz, rei de Judá, e da parte do Eterno, Isaias diz palavras de encorajamento e de vitória para o rei.(vs. 3-9). No versos 10 e 11 vemos que o Eterno diz para Acaz pedir um sinal como confirmação daquelas palavras que ouvira, portanto ele (Acaz) não quis pedir um sinal (v.12). Nesse contexto o Eterno diz que por Ele mesmo daria um sinal para o rei Acaz. " 14. Entretanto, o ETERNO por SI MESMO vos dará um SINAL. Eis ! Uma jovem Conceberá, e dará à luz a um filho , e ela chamará seu nome Imanuel". Tudo absolutamente normal até aqui! Uma jovem mulher teria um filho pelas redondezas; e receberia Ordem Divina para chamar o Menino de Imanuel, para que este SINAL fosse identificável pelos que ouviram estas palavras. Isso insinua que a jovem era profetiza. Mas nada é dito sobre nascimento milagroso, nem sobre um menino-deus, nem sobre o Mashiach. E o profeta continua.... "15. Creme e mel, ele comerá; e até que ele saiba rejeitar o mal e escolher o bem, a terra de que te enfadas, será desamparada dos seus dois reis". Agora sim, aí está o evento Maravilhoso! Se Acaz acreditasse em Isaías os dois poderosos inimigos, seriam reduzidos a nada de significante, e suas terras tão fortificadas, seriam abandonadas !!! Essa foi a PROFECIA - enquanto que o nascimento do menino era o SINAL; isto é, O TEMPO LIMITE para o cumprimento destas palavras ! Bem, caro Leitor, a diferença entre SINAL e PROFECIA consiste no fato que de a PROFECIA é uma PREDIÇÃO de um determinado acontecimento, e um SINAL é um AVISO de que determinado acontecimento é significativo – sem necessariamente existir um PREVISÃO DE ACONTECIMENTO FUTURO – Observe que as palavras de Ieshaiah (Isaías) estão conjugadas no Pretérito, mostrando que a mulher já estava grávida na ocasião da profecia – logo ele não profetizou que a Criança nasceria ( ISSO ERA ÓBVIO ) – mas profetizou que O NASCIMENTO DAQUELA CRIANÇA SERIA O SINAL : O TEMPO NECESSÁRIO PARA QUE OS DOIS REIS QUE O AMEAÇAVAM FOSSEM, ELIMINADOS !!! Logo, a PROFECIA AQUI era a possível Derrota dos inimigos de Acaz. E esta profecia acompanhou um SINAL de garantia para Acaz, para que; se ele acreditasse em Ieshaiah (Isaías) - a predição poderia realmente acontecer! Obviamente; um sinal de sucesso para Acaz deveria acontecer antes do evento da Batalha que estava pendente entre ele, e os dois reis adversários mencionados. Uma mensagem para, ser um sinal significante; deve preceder imediatamente o evento a que se refere! Como um sinal de chuva, vem antes que chova! E uma profecia, antes do seu cumprimento! Seria uma zombaria então afirmar que Isaías garantiu para Acaz, como um sinal de que os dois reis não prevaleceriam contra ele; uma criança que haveria de nascer 700 anos após sua morte, e que antes que esta criança soubesse rejeitar o mal e escolher o bem; ele Acaz seria então livre do perigo que o ameaçava, em sua época!!! Mas agora, pense ainda sobre isso : 1° - A criança da qual Ieshaiah (Isaías) falava nasceria naquela mesma época. 2° Tudo indica que a mãe teria que ser uma profetiza, posto que o nome da criança foi escolhido por D-US através da profecia de Ieshaiah (Isaías), e ele refere-se a isto como :'ela lhe porá o nome Imanuel' ,em Hebraico : 'VeKarát Shemô Imanuel' = 'וקראתׂשמוׂעמנואל' significando portanto que 'à ela' será dado esta ordem Divina. Disso conclui-se que esta mulher não podia ser outra; baseando-nos na Dimensão do Livro de Ieshaiah (Isaías) do que a profetiza mencionada no Próximo Capítulo: Leiamos o relato, para ver se é isso mesmo : Capítulo 8 ,verso 3 ( Note que : Literalmente do Hebraico , a expressão: ' Fui ter com a' = 'VaEcrav' = 'ואקרב' significa : Aproximei-me íntimamente i.e; Tive intimidades. Caso não seja Familiarizado com Hebraico Bíblico confira o Dicionário da Rifca Berezin , pag.582 – edusp ) "E 'fui ter com a' profetiza e ela concebeu e deu à luz um filho; e o ETERNO me disse: Põe-lhe o nome de 'Maher-Shalal , Chás-Baz' (Apressado! Veloz vem o despojo) Adiante no verso 18: Eis–me aqui, com os filhos que me deu o ETERNO, como SINAIS e maravilhas em Israel da parte do Eterno dos Exércitos, que habita no monte de Tzíon ( Sião ).' Pense: O que Ieshaiah (Isaías), um Profeta do ETERNO D-US iría fazer na casa de uma mulher em pleno trabalho de parto? Além dos detalhes da LEI sobre isso, vale dizer que isso é Inconveniente do ponto de vista Moral Judaico ! À menos que esta seja 'Sua Própria Esposa' ! Assim lhe seria permitido ao menos entrar no recinto ! E como daria ele, nome no filho de outra pessoa, tendo já os seus?! E o fato de sua esposa ter sido 'profetiza', fez ele referir-se a ela; dizendo que 'ela' receberia de D-US ordem para chamar o Menino Imanuel, e portanto ela não estava presente quando ele profetizou a Acáz; mas somente seu outro filho 'Shear Yashuv' = שארׂישוב = 'Um Remanescente Voltará'; como vemos no verso 3 do Capítulo 7; revelando o caráter da mensagem que trazia; i.e; visando provocar um sentimento de arrependimento em Acáz. Aliás, sua vida em família; esposa e filhos eram 'todos' englobados na sua 'missão profética'; sem nenhuma pretensão de dizer que ele compreendia sua vida pessoal de forma distinta. A profecia do capítulo 7, de fato não cumpriu-se à risca, falando sobre o livramento total, isso porque Acaz foi incrédulo e não atentou para o Eterno D-us. Com isso Judá foi saqueada porém não foi tomada (conquistada) – II Reis 16:5, II Crônicas 28. No verso 9 do Capítulo 7 lemos: תאמנו לא כי תאמינו אם לא "Se não credes, não poderás ser creditado" - demonstrando que estas palavras eram uma 'advertência' sobre um já decretado castigo Divino; que graças aos méritos dos antepassados de Acaz, poderia ser remediado se Acáz demonstrasse Arrependimento. Portanto se Acaz houvesse confiado na Palavra do Eterno, a criança que seria concebida receberia o nome de "Imanuel" que significa "Deus é conosco", e assim mostraria o Eterno essa realidade de que ele está com Judá dando vitória sobre os inimigos como está em (7:7), sendo a criança um Sinal do livramento e de que D-us está conosco. Porque, o menino NÃO ERA uma garantia da Profecia que, de fato NÃO se cumpriu ao invéz disso, o Menino era uma ''disponibilidade do benéfico cumprimento", ou seja, um Sinal - caso Acáz se Arrependesse. Se ele fizesse isso (se arrependesse), a PROFECIA de Destruição dos dois reis se cumpriria ! Ele não o fez! Foi então atacado e vencido como lemos em II Divrei HaIamim (II Crônicas 28:5-6)
5 Pelo que o Eterno seu Deus o entregou na mão do rei dos sírios, os quais o derrotaram e tomaram-lhe em cativeiro grande multidão de presos, que levaram para Damasco. Foi também entregue na mão do rei de Israel, o qual lhe infligiu grande derrota, 6 pois Peca, filho de Remalias, matou em Judá, num só dia cento e vinte mil todos homens valentes; porquanto haviam abandonado o Eterno, Deus de seus pais. Bem, a profetiza teve então o menino, porque já estava grávida na ocasião da profecia, e ela não iria 'perder' a criança por que Acáz recusou arrepender-se! A "reação" de Acaz, em relação à profecia ( i.e; Não crendo ) fez D-US ordenar que Ieshaiah(Isaías) chamasse o menino de outro nome ao invés de Imanuel : 'Maher ! Shalal Chásh Baz' = "Apressado! Veloz vem o Despojo!"; posto que a atitude de Acaz tirou-lhe o favor Divino que foi 'antes' oferecido, e a grande derrota estava iminente! Este nome, originalmente não era voltado ao menino; antes era um "AVISO" que D-US ordenara ao Profeta, que Registrasse num Pergaminho, tendo como Testemunhas disso Zechariah ( Zacarias ) filho de Ieverechiah ( Jeberequias), e Uriah HaKohen (Urias o Sacerdote) de que sua Palavra de Destruição de fato poderia se cumprir, tal como poderia ser mudada dependendo da reação de Acház para com as Palavras Proféticas que lhe foram dirigidas. (ver Isaías 8:1-2) A mãe, entretanto foi ordenada anteriormente por D-US a chamar o menino "Imanuel", como expressando: Possa D-US ser Conosco, e nos livrar destes maus eventos! (Isaías 7:1-2) Além disso, o nome deste menino (Imanuel ) também é usado pelo próprio profeta neste 'sentido' que mencionei, no Capítulo 8, onde o verso 10 expressa : " כיׂעמנוׂאל , lê-se :Kí Imanu El = Pois, D-US é conosco ! "; pois aqui o profeta não está 'chamando' o menino, mas clamando apoio Divino; tal como fez no verso 8 do mesmo, expressando : "והיהׂמטותׂכנפיומלאׂרחבׂארצךׂעמנואל , e a extensão das suas asas, cobrirá a largura da tua Terra. Imanuel! (D-US é conosco!)"; esta última expressão 'Imanuel' também não é no sentido de chamar o menino - mas uma expressão de Invocação da Presença Divina ; sendo esta a Fé que ele procurava desenvolver no povo; isto é, "D-US é Conosco, em meio a tudo isso" , como foi explicado acima. O nome Maher Shalal Chásh Báz, representa a sentença Divina sobre Acáz, enquanto que o clamor por misericórdia Divina expresso em Imanuel, representa a Disponibilidade Divina em Salvar e Livrar do perigo caso ocorresse sincero arrependimento! Sua profecia, portanto, era 'CONDICIONAL' à atitude de Acaz, em relação a Teshuvá / Retorno, ou arrependimento dos seus maus atos. Ele (Acaz) não se arrependeu, repito; e, portanto não foi livrado do perigo! Para aumentar o conhecimento do leitor, a expressão dita em 7:14 de Ieshaiah (Isaías) está Verbalmente conjugada no: הווה = Chovê = 'Presente' em Hebraico. Esta tradução concorda que o nascimento da criança era um sinal para Acaz. Mas não que esta seria a profecia de um menino-deus que Nasceria 700 anos posteriores, demonstrando assim a desonestidade dos Tradutores Cristãos por descaradamente Falsificar o Original; para nesta Falsificação basearem suas ideologias particulares. Eles fizeram Ieshaiah (Isaías) dizer que "a virgem conceberia (milagrosamente) 700 anos depois" ao passo que ele disse "Uma jovem mulher conceberá (naturalmente - com dor de parto e tudo ! ) antes deste ataque de Rezim, rei da Síria, e Peca, rei de Israel. É, entretanto, necessário que seja lido por completo Isaías 7 e 8 e o leitor verá de fato, que o contexto não se aplica a um nascimento futuro, não sendo assim nenhuma profecia que haveria de ter um cumprimento, caso fosse, qualquer passagem da história de Israel também poderia virar "profecia". O leitor é o juiz! |
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