lunes, 15 de febrero de 2010

cartagena: O significado de judaismo! (Asher Ben-Shlomo)

O significado de judaismo! (Asher Ben-Shlomo)
de Feliciano Tavares da Silva Neto - Tuesday, 16 de February de 2010, 01:59
 
Voce ja se perguntou alguma vez qual o verdadeiro significado da palavra 'Judaismo' ?
Embora entre Reformistas, Tradicionalistas e Ortodoxos muitas vezes voce ouvira dizer que 'Judaismo e uma religiao', em Israel encontraremos varios rabinos que possuem uma visao mais ampla da questao. Para os judeus nacionalistas, inclusive antigos sabios nacionalistas considerados 'religiosos', a exemplo do saudoso Rabino Avraham Kook, o Judaismo expressa uma nacionalidade relacionada com a terra de Israel. Voce ja percebeu que os judeus rezam na direcao de Jerusalem e em suas preces clamam pelo retorno a Siao ? O motivo se deve ao fato de que 'Judaismo' corresponde, antes de tudo, a uma 'nacao'. Antes do surgimento do iluminismo e da revolucao francesa, os judeus europeus gozavam de autonomia nacional, e regiam-se pelas leis da halacha, a exemplo dos judeus da Polonia. Com a emancipacao dos judeus e a consequente absorcao e assimilacao dentro das sociedades ocidentais, o 'Judaismo' foi reduzido ao conceito de 'religiao'. Entretanto, mesmo reduzido ao conceito de religiao, continua a preservar, atraves de diversas preces presentes no Sidur, pela reconstrucao da antiga civilizacao hebraica, a qual, na visao profetica, representa 'uma luz para a humanidade'. Nas palavras de Isaias : 'Se Siao saira a Tora e as palavras do Senhor de Jerusalem'. Na ressurreicao da nacao judaica em sua patria historica encontra-se a chave para a redencao de Israel, a qual representa a salvacao de toda a humanidade. Sua analise parte da perspectiva religiosa pregada pelos reformistas, tradicionalistas e certas correntes ortodoxas, que se afastaram do nacionalismo judaico, gerando uma perspectiva antagonica em relacao a verdadeira funcao da Tora de Moises : ser a base etica e moral da propria constituicao de Israel, de forma a consolidar uma sociedade na qual a justica seja praticada de forma plena. E e justamente na justica social, que encontraremos o verdadeiro sentido da salvacao, idealizado pelo proprio libertador de Israel : Moises.  'De acordo com o Judaísmo, nem mesmo D'us pode nos perdoar pelos crimes cometidos contra outros seres humanos. Apenas a pessoa atingida tem o poder de nos perdoar'. Seu posicionamento nao esta exato. De acordo com a Tora de Moises nenhum crime e perdoavel. A Tora de Moises prescreve penintencias para cada tipo de crime. Por exemplo : Quem rouba deve devolver em dobro o valor do objeto roubado. No periodo biblico, quem nao tinha como pagar em dinheiro o referido valor, servia como escravo junto a vitima do roubo. Quem mata sem intencao, por acidente, deve, de acordo com a Tora, viver em penitencia numa das cidades sacerdotais. Entretanto, aquele que e declarado culpado de assassinato, deve, de acordo com a Tora, ser entregue ao vingador do sangue. A Tora tambem estabele a pena capital para a mulher adultera, para o blasfemador e para o caluniador. Como voce deve ter percebido, conforme acima ressaltado, nao existe perdao pelos pecados. Por cada pecado o individuo paga um preco. QUANDO O YOM KIPUR FOI PREVISTO POR MOISES EM SUA TORA, TINHA POR OBJETIVO AFLINGIR TODAS AS ALMAS DO POVO DE ISRAEL PARA NAO COMETER O PECADO. Entretanto, alguns pecados poderiam ser transferidos do individuo para o bode expiatorio, que era oferecido como sacrificio no Templo de Jerusalem. Desta forma, somente em alguns casos, o individuo se livrava do pecado, ao transferir o pecado para o bode expiatorio, conforme estipula a Tora, o que exclui o homicidio, o adulterio, a blasfemia, calunia (acima relacionados), dentre outros crimes. Obviamente a ofensa verbal pode ser perdoada, pela pessoa ofendida, desde que nao tenha se tornado publica e se transformado em calunia. NO ENFOQUE DO JUDAISMO FARISAICO, O YOM KIPUR PASSOU A TER UM OUTRO SIGNIFICADO, DISTINTO DAQUELE PREVISTO NA TORA DE MOISES, UMA VEZ QUE, CONFORME ACIMA ELUCIDADO, NAO ADIANTA PEDIR PERDAO A DEUS POR PECADOS QUE NAO PODEM SER PERDOADOS. Apos a perda da independencia da Judeia, e a transformacao da nacao judaica numa nacao extra-estatal, e o povo judeu, impossibilitado de aplicar a Tora enquanto fonte da legislacao do estado judeu, desenvolveu-se, dentro do Judaismo Farisaico um novo conceito de pecado e perdao, quando Rashi determinou que o pecado, qualquer que fosse, poderia ser perdoado, por Deus, atraves da Fe, mediante a dedicacao constante do pecador as tefilot e ao cumprimento das mitzvot.
Autor: Asher Ben-Shlomo (presidente do SICA)

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